top of page
pôr do sol

Guia completo de como gerar negócios no Linkedin. 

Muitas estratégias de marketing digital funcionam bem quando o cliente está ativamente buscando por um produto ou um novo fornecedor. Se você trabalha com revenda de itens como filtros, válvulas ou acoplamentos, ou atua com consumíveis, investir em Google Ads pode ser uma excelente forma de alimentar o pipeline da sua equipe comercial, gerando novas vendas e abrindo portas em novos clientes.

Mas o que fazer quando o cliente já tem um fornecedor de confiança ou conhece bem o mercado? Nessa situação, é preciso que marketing e vendas atuem de forma ativa, prospectando novos contatos. E é aí que o LinkedIn se torna uma ferramenta poderosa para prospecção em escala.

Mesmo com uma conta gratuita e pessoal, o LinkedIn permite filtrar contatos por nível de conexão, localização, empresa, setor, categoria de serviço, nome, sobrenome e cargo. Com essas informações em mãos, você pode se conectar com profissionais de praticamente qualquer empresa.

Mas por que usar um perfil pessoal em vez do perfil da empresa para essa estratégia?

Hoje, só vale a pena usar o perfil corporativo se houver investimento em LinkedIn Ads. O alcance de um perfil pessoal é até 10 vezes maior do que o de uma página empresarial. Além disso, perfis corporativos não permitem ações básicas como solicitar conexões, enviar mensagens ou aplicar filtros avançados de busca.

Porém, antes de enviar sua primeira mensagem, há um trabalho de preparação essencial: 

Você precisa:

  • Posicionar seu perfil de forma estratégica;

  • Criar conteúdo relevante (e eu vou te explicar o porquê e como fazer isso);

  • Expandir sua rede de contatos qualificados, utilizando filtros como região, segmento e cargo;

  • Iniciar conversas que identifiquem dores e necessidades reais dos seus prospects.

​​
Perfil

O seu perfil no LinkedIn não deve ser tratado como um simples currículo.
Ele precisa ser otimizado estrategicamente para que você seja encontrado pelos seus clientes ideais e pelos tomadores de decisão do seu mercado. Para isso, é essencial deixar clara a sua proposta de valor, o seu posicionamento e a sua marca pessoal.

Principais pontos de atenção:

Foto:
Use uma foto de perfil profissional e uma foto de capa estratégica. Sempre que possível, utilize imagens que transmitam autoridade, como você ministrando uma palestra, conduzindo um treinamento ou participando de um evento relevante da sua área.

Título:

O título no LinkedIn é uma das primeiras informações que as pessoas veem ao lado do seu nome, especialmente quando você comenta em publicações. Por isso, ele deve ser direto, fácil de entender e comunicar com clareza sua principal atividade e proposta de valor.

Pense: qual é o valor que você entrega para quem te contrata?

Um bom exercício é revisar os principais cases de sucesso da sua carreira e identificar qual impacto você gerou em cada um deles. Isso vai te ajudar a definir com mais precisão sua proposta de valor.

Exemplo: "Ajudo indústrias a reduzir custos com energia por meio da análise e otimização de sistemas de ar comprimido."

Lembre-se: o título também é essencial para que você seja encontrado nas buscas do LinkedIn. Por isso, use palavras-chave que descrevam seu trabalho, seu setor e sua especialidade.

Descrição:
Um erro comum é focar demais no passado — como dizer que trabalha há 20 anos na área ou descrever o mercado em que atua. O cliente está preocupado com ele mesmo, com os desafios e objetivos dele, não com a sua trajetória. Informações sobre sua experiência já estarão listadas na seção apropriada do seu perfil.

Outro ponto de atenção é a falta de clareza: muitas vezes temos um bom portfólio e atendemos diversos segmentos, mas não conseguimos comunicar de forma objetiva a nossa proposta de valor.

Para ajudar, seguem algumas boas práticas para estruturar sua apresentação:

Sobre você:

Apresente-se de forma breve. Diga quem é você, quais são suas principais experiências e diferenciais profissionais.

O que você faz:

Explique de forma clara o que você faz, qual problema resolve e quais resultados o cliente pode esperar ao contratar seus serviços.
Se possível, cite exemplos, resultados concretos ou utilize a abordagem do SPIN Selling para tornar sua solução mais atrativa.

Experiências:

Liste as empresas por onde passou ou os clientes que já atendeu. Foque nos que mais reforçam sua autoridade e credibilidade.

Chamada para ação (Call to Action):

Finalize convidando o leitor a entrar em contato ou conhecer mais sobre seu trabalho. Mostre-se acessível e disponível para conversar.

Conteúdo

 

Criar conteúdo no LinkedIn é essencial para fortalecer a autoridade, gerar conexões estratégicas e atrair oportunidades de negócio. A presença ativa na plataforma posiciona profissionais e marcas como referências em seu setor. Conteúdo nada mais é do que conversar com muita gente ao mesmo tempo.

 

Segue algumas dicas para melhorar seu alcance no LinkedIn:

Evite criar artigos no LinkedIn
Os artigos são, de longe, o formato com menor alcance na plataforma. Por isso, você não precisa, e nem deveria, gastar tempo produzindo esse tipo de conteúdo. Foque em formatos que realmente entregam visibilidade.

Perfil pessoal ou  perfil corporativo
O perfil pessoal tem até 10 vezes mais alcance do que o perfil corporativo, além de oferecer recursos valiosos como envio de mensagens, solicitações de conexão e interações mais humanas. Ou seja, priorize sempre o seu perfil pessoal para gerar autoridade e engajamento.

Use a newsletter com estratégia
As newsletters são uma ótima ferramenta, principalmente a primeira edição, que é enviada com notificação para todos os seus seguidores. Aproveite essa oportunidade para causar uma ótima primeira impressão.

Evite links externos nas postagens
Links para fora do LinkedIn — como vídeos do YouTube, blogs ou sites — reduzem drasticamente o alcance do seu conteúdo. Uma alternativa é enviar esses links diretamente via mensagem para contatos interessados.

Geração de curiosidade é essencial
As três primeiras linhas da publicação são as únicas visíveis no feed antes do clique em "ver mais". Use esse espaço para prender a atenção e despertar curiosidade.

Comunicar antes de vender
Antes de pensar em vender, comunique com clareza. Crie conteúdos pensando em quem toma a decisão, oferecendo valor e contexto antes de apresentar uma oferta.

Linhas editoriais
Para manter consistência e direcionamento, divida seus conteúdos em três linhas editoriais, técnico, institucional e pessoal.

 - Conteúdo Técnico

O conteúdo técnico e de mercado, apresentado com o seu ponto de vista, é ideal para abrir discussões relevantes e construir autoridade. Se você quer ser reconhecido como referência na sua área, precisa compartilhar conhecimento técnico de forma constante. Sem isso, é impossível se posicionar de forma estratégica.

 - Conteúdo Institucional e Comercial

Esse tipo de conteúdo não deve ser apenas uma repetição da apresentação da sua empresa. O ideal é contar histórias sobre o negócio, os bastidores, os produtos ou serviços, sempre com o seu olhar. O foco aqui é gerar interesse comercial e mostrar o valor do que você oferece de forma envolvente.

- Conteúdo Pessoal

O conteúdo pessoal é o que mais gera conexão. Ele tem o poder de provocar impacto emocional, identificação e reconhecimento. Aqui, você pode falar sobre família, carreira, conquistas, valores, princípios, histórias de vida, causas que apoia ou até mesmo hobbies e esportes.
Não limite sua história à seção "Sobre" do perfil. Use o conteúdo para mostrar quem você é, com autenticidade e personalidade, é isso que torna você único.

Planejamento
Ter um bom planejamento é essencial. Ele pode começar de forma simples, com uma planilha no Excel contendo colunas como: Data, Conteúdo, Tema (Produto, Inspiracional, Educacional, Inovação, Tendência) e Tipo (Pessoal, Técnico, Institucional). Isso ajuda a organizar as ideias, manter a consistência e garantir que sua comunicação esteja alinhada com os objetivos do negócio.

Métricas
O LinkedIn é uma rede de alto valor para negócios, então mais importante do que a quantidade é a qualidade do engajamento. Analise quem está interagindo com seu conteúdo — perfis, cargos e setores.
Se o seu foco é construir autoridade, métricas como número de seguidores, conexões e visitas ao perfil podem ser úteis. Mas se o objetivo é gerar vendas, o mais relevante são conexões e interações qualificadas, ou seja, com pessoas que realmente podem se tornar clientes ou influenciadores na decisão de compra.

Melhores dias e horários para postar no LinkedIn

Prefira sempre postar em horário comercial, especialmente pela manhã. Dessa forma, o LinkedIn tem o dia todo para distribuir o seu conteúdo de forma mais eficiente.
Evite postar às sextas-feiras, fins de semana e feriados, pois nesses períodos o acesso à plataforma costuma ser menor e o engajamento tende a cair.

Finalizando o tópico conteúdo

O conteúdono LinkedIn te ajuda a alcançar mais pessoas de forma escalável. Ele não serve diretamente para fechar vendas, mas sim para atrair atenção, gerar interesse e iniciar conversas no privado. Na indústria, o ciclo de vendas costuma ser longo, pode começar com um conteúdo no LinkedIn e levar meses até a concretização. Por isso, usamos a plataforma para acelerar o processo de construção de confiança e relacionamento.

Expanção da rede de contatos

A expansão da sua rede de contatos qualificados começa com o envio estratégico de solicitações de conexão. Para isso, siga os passos abaixo:

Defina o Perfil Ideal
Identifique o tipo de pessoa que você deseja atrair: potenciais clientes, tomadores de decisão ou colegas da sua área. Ter clareza sobre esse público é fundamental para garantir conexões relevantes.

 

Use os Filtros do LinkedIn
Utilize os filtros avançados de busca do LinkedIn para encontrar perfis alinhados com seu objetivo. Filtre por região, setor, cargo, nível hierárquico e outros critérios importantes.

Envie Convites com Mensagens Personalizadas
Ao encontrar os perfis certos, envie convites de conexão com uma mensagem curta, direta e que gere valor. Evite mensagens genéricas, seja claro sobre o motivo do contato e o que vocês podem ganhar com a conexão.

Social Selling

Agora não é o momento de vender, e sim de fortalecer relacionamentos e construir conexões reais. Compartilhe um artigo que você escreveu, faça perguntas, curta publicações, comente com autenticidade, inicie conversas e peça opiniões.

Use esses momentos de interação para entender as dores e necessidades reais dos seus prospects, e, a partir disso, ofereça algo que tenha valor genuíno para eles.

Dica bônus:

O LinkedIn oferece um indicador gratuito chamado SSI (Social Selling Index) que mede sua performance em quatro pilares:

  • Marca profissional;

  • Encontrar as pessoas certas;

  • Engajar com insights;

  • Construir relacionamentos.

Você pode acessar o seu aqui: https://www.linkedin.com/sales/ssi

 

​​Quer implementar essa e outras estratégias na sua empresa?

Fale com a Sales Engineer: Somos especialistas em estratégias de marketing e vendas industriais. Ajudamos  fabricantes de máquinas, Distribuidores e prestadores de serviços a expandirem seus mercados, fortalecerem suas marcas e aumentarem suas receitas.

https://www.salesengineer.com.br/

Muito obrigado 

Soluções

Vendas
 

Marketing
 

Processos
Comeciais

Consultoria
 

CONTATO

Endereço:

Av. Winston Churchill, 1824 - Pinheirinho, Curitiba - PR, 81130-000

Telefone:

(041) 9 9844-9306

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
Fale conosco:

Preencha o formulário abaixo

e um de nossos consultores entrará em contato.

Obrigado pelo envio!

bottom of page