top of page

O que é Marketing as a Service (MaaS) e Porque Você Precisa Dele.

  • Foto do escritor: Paulo Bonato
    Paulo Bonato
  • 15 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de mai.

ree

Marketing como Serviço (Marketing as a Service - MaaS) é uma solução flexível e personalizada que oferece suporte estratégico e operacional ao departamento de marketing da sua empresa. A proposta é fornecer serviços sob demanda, desde a gestão e desenvolvimento da estratégia até a execução das ações, de acordo com a sua necessidade.

É comum que empresas precisem de um profissional de marketing para liderar projetos específicos ou que negócios menores careçam de um gerente de marketing, mas não tenham demanda para contratá-lo em tempo integral. Nesse contexto, o modelo MaaS se destaca: ele oferece acesso a profissionais experientes e altamente qualificados, por uma fração do custo (e, naturalmente, do tempo) de uma contratação full-time.

Com o Marketing as a Service, sua empresa conta com marketing de alto impacto a um custo reduzido — ideal para negócios que ainda não possuem uma equipe estruturada ou que desejam escalar suas ações de forma estratégica, sem inflar o time interno.


Mas qual a diferença entre o Marketing como Serviço e a Consultoria?


  • Consultoria é ideal para quem precisa de direcionamento.

  • MaaS é ideal para quem quer ou precisa de execução recorrente sem montar um time interno, ou proque não precisa em tempo integral ou por falta de orçamento.


ree

Como funciona na prática:


  1. Briefing

    • Informações da empresa.

    • Objetivo do projeto (Ex: gerar leads, aumentar o reconhecimento de marca, lançar um produto, melhorar presença digital).

    • Público alvo.

    • Concorrência.

    • Proposta de valor.

    • Canais de comunicação (redes sociais, Google Ads, e-mail marketing, site).

    • Orçamento disponível.

    • Prazos

    • Métricas de sucesso (KPIs).


  1. Diagnóstico inicial

    • Avaliação do cenário atual da empresa (branding, canais, funil de vendas, concorrência, etc.).

    • Definição de metas e KPIs de marketing (geração de leads, awareness, conversão).


  2. Planejamento estratégico

    • Desenvolvimento do plano de marketing com base nas metas da empresa.

    • Escolha de canais e táticas: inbound, outbound, redes sociais, SEO, mídia paga, e-mail marketing, etc.


  3. Execução e gestão

    • Coordenação de equipe interna ou parceiros (designers, redatores, tráfego pago, etc.).

    • Execução ou supervisão das campanhas.

    • Adaptação ágil das estratégias com base em resultados.

  4. Análise de performance

    • Monitoramento dos KPIs definidos.

    • Relatórios periódicos com insights e recomendações.

    • Ajustes contínuos nas ações para melhoria de resultados.


  5. Modelo de contratação flexível

    • Pode ser contratado por horas, por projeto ou em modelo de assinatura mensal.

    • Escalável conforme o crescimento da empresa.


Gostou do modelo e quer saber mais? Ou está em busca de um parceiro estratégico? Fale com a gente! Nossa equipe é especializada em marketing industrial e está pronta para mergulhar no seu negócio, entender seus desafios e entregar soluções sob medida para alcançar seus objetivos.



 
 
 

Comentários


bottom of page