3 Horizontes de Inovação
- Paulo Bonato
- 3 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de mai.
Quem já trabalhou em empresas pequenas ou familiares e posteriormente em empresas multinacionais, já percebeu a diferença na maturidade entre estas empresas.
A busca por melhoria contínua e inovação é uma preocupação constante de empresários e gestores. Como planejar o desenvolvimento e inovação dessas organizações a curto, médio e longo prazo de maneira sustentável, minimizando os riscos e maximizando o retorno.
Um dos caminhos que encontrei foram os 3 Horizontes de Inovação, um framework que surgiu em 1999, criado por três especialistas da McKinsey e descrita no livro “A Alquimia do Crescimento”.
Os Horizontes de Inovação dividem a forma como atuamos em projetos em 3 dimensões temporais: H1, H2 e H3. E para cada horizonte, existem objetivos e ferramentas específicas.

H1 - Negócios Atuais
O primeiro horizonte é o da sustentação e defesa do negócio atual, os projetos desse primeiro horizonte tem como objetivo trazer resultados no curto prazo para a empresa e defender sua posição atual.
É aqui que buscamos otimizar os processos internos, reduzir custos, eliminar desperdícios, tornar-se mais eficiente e ágil.
Se a sua empresa possui a certificação ISO 9001, com certeza ela já possui alguns processos definidos e a implementação de um Programa Lean Seis Sigma, ou a utilização de suas ferramentas como o DMAIC, seria perfeito.
Em entrevista com o Fabrício Lopes, Gerente de Inovação do sistema Fiep, Fabricio comentou que muitas empresas ainda não implementaram a filosofia lean, mesmo essa sendo da década de 80.
Como nosso foco é venda e marketing, o nosso primeiro objetivo é otimizar a experiência e a jornada do cliente atual e colocá-lo no centro, e para isso é necessário redesenhar muitos processos, investir em comunicação interna, capacitar a equipe de vendas e otimizar o trabalho de todos com a implementação de novos métodos e tecnologias, como o CRM, ERP ou o BI.
Nesse ponto um planejamento de marketing e vendas, ou business plan é fundamental para maximizar os resultados.
H2 - Novos negócios Adjacentes aos Atuais.
O segundo horizonte está focado na criação de novos negócios e busca de novos mercados, clientes, serviços e produtos. o foco dos projetos desse horizonte estão no médio prazo.
Esse horizonte é claramente dominado pela a equipe do marketing, pois é fundamental analisar mercados, tendências e concorrentes, afim de aproveitar competências e estruturas existentes para entrar em novos mercados adjacentes.
Aqui podemos buscar vender para outros departamentos dentro da mesma empresa, abrir uma nova filial ou buscar vender para um outro membro da família do seu cliente. Para isso podemos incluir novos produtos ou serviços, como treinamento, assistência técnica ou entrega, lembrando sempre de se manter no core business.
H3 - Negócios completamente novos
O terceiro horizonte é o da criação de alternativas de negócios futuros, é aqui que você vai buscar manter a empresa viva por muitos anos.
Os projetos deste horizonte são os de maior valor, porém são de longo prazo e normalmente associados a inovações disruptivas e radicais, como por exemplo inteligência artificial, blockchain e realidade aumentada, mas lembre-se que essas tecnologias devem solucionar problemas reais, e para isso você pode buscar parcerias, inovação aberta ou até mesmo construir uma nova empresa.
Esse é o horizonte com maior resistência por parte da direção, visto que provavelmente existem outras prioridades no momento, e o foco da empresa é ser eficiente e não inovadora. O nosso papel é mostrar e vender uma visão de longo prazo para a empresa, criar projetos para o futuro, criar times ágeis e proteger a inovação.
Você também pode relembrá-los sobre outros recursos que o seu site tem, assim como serviços pagos ou eventos que você oferece. Não tenha vergonha. Eles podem ter mais perguntas após a leitura (ou no futuro). Convide-os a deixar comentários embaixo do post para que permaneçam engajados.

Comentários